Mar 28, 2023
Não é fácil de perceber, nem de admitir, mas quase todos nós temos isso em alguma medida: esperar que certas coisas se resolvam a partir da intervenção de outro. É como um pensamento inconsciente que, sem que a gente perceba, tira nossa autonomia e competência e põe na conta do outro. Quase nos infantilizando diante das adversidades da vida.
É mais ou menos aquela sensação lá no fundo de achar que alguém vai nos salvar, de sentir que o outro sabe mais que a gente até sobre nossas próprias coisas, de não conseguir escolher, porque parece que as outras pessoas escolhem mais certo ou vê coisas que a gente não vê…
Provavelmente isso comece na nossa infância, nossos pais ou cuidadores são nossos adultos responsáveis, mas depois que a gente cresce boa parte de nós apenas substitui essas figuras pelo companheiro/a amoroso, ou chefe, ou amigos e até o governo. E o problema disse, é que geralmente atrás dessa pessoa que tem adultos responsáveis por ela, há uma sensação muito angustiante de pouca liberdade, de ter a vida empacada, de sofrer muito pra decidir as coisas por medo de errar, uma sensação de que as coisas serão impossíveis pra ela, de se sentir pequena ou sem ferramentas diante das dificuldades. Ninguém entrega sua liberdade na mão de outra pessoa de graça, possivelmente esses sentimentos de não se sentir capaz já existiam antes e motivou essa espécie de dependência.
E, ao mesmo tempo, em determinados momentos, esse adulto responsável surge em nós como se não houvesse escolhas. E é sobre esses processos que conversei com a Denise, nesse episódio!
-
Apresentação: Vanessa Gazetta
Convidada: Denise Limpias
Edição: Anna Horta
Arte da vitrine: Anna Horta
Música de abertura: Andrea Facciolo
Feed: http://onomedissoemundo.com/feed/podcast/
— Booking —
Reserve seu hotel pelo Booking.com.
— Links —
Mais sobre a vida emocional de quem vive fora no site Mundo Interno.
Instagram do Mundo Interno: @mundointernopsi
Você pode entrar em contato com a gente pelo Twitter, Instagram e Facebook. Para não perder nenhum episódio, assine o podcast no iTunes, no seu agregador de podcast preferido ou no Spotify. Para apoiar o ONDEM, acesse apoia.se/ondem e contribua com nosso projeto.